Engenharia Química

Sobre o curso

Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento:
Portaria MEC nº 358, de 19.05.1981. Publicação: DOU, 21.05.1981
Turnos Oferecido:
Noite
Carga horária:
3.600 horas
Duração do curso:
10 períodos, mínimo; 18 períodos, máximo
Créditos:
230 obrigatórios e eletivos
Coordenação:
Prof. Valdemir Alexandre dos Santos
(vas@unicap.br)
Secretaria do curso:
Bloco D – 6º andar – fone: (81) 2119-4188

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Lei nº 10.861, 14.04.2004
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
Organização
Didático-pedagógica
Corpo Docente
Instalações
2004
2005
2006
*
*
*
*
sc
Legenda:
CMB=Condições Muito Boas; 
CB=Condições Boas;

CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;*=Não Avaliado; SC=Sem Conceito (sem concluinte)

Objetivos

O Curso de Engenharia Química da UNICAP tem por objetivo formar engenheiros com espírito crítico e interesse pela pesquisa científica, capaz de atuar de forma competente e consciente, com segurança e maturidade suficientes para desempenhar as funções relacionadas ao exercício de sua profissão.

Perfil Profissional

O Perfil do Engenheiro Químico formado pela UNICAP requer sólida formação fundamental e profissional, capacidade de trabalhar em equipe e de utilizar recursos da Informática; flexível para empreender mudanças e conhecedor das técnicas básicas de avaliação da viabilidade econômica dos projetos em engenharia; aberto à permanente atualização profissional; sensível às questões ético-humanistas, sociais e ambientais. É ainda orientado para participar de: desenvolvimento de processos de fabricação; elaboração de novos métodos para a produção de produtos químicos; aperfeiçoamento de técnicas de extração, transformação e utilização de matérias-primas; acompanhamento da construção, montagem e funcionamento de instalações e fábricas da Indústria Química e de instalações de tratamento de resíduos.

Mercado de Trabalho 

O Engenheiro Químico tem como campos de trabalho as seguintes indústrias: Açúcar e álcool, Borracha sintética e seus produtos e películas, Cosméticos e perfumes, Catalisadores, Fármacos e bioprodutos, Fibras sintéticas e têxteis, Gases industriais, Óleos e gorduras, Insumos químicos para a agricultura, Papel e celulose, Plásticos e resinas, Química, Química fina, Petróleo, Petroquímica, Refratários e cerâmicos, Sabões e detergentes e Tintas e vernizes. Além disso o Engenheiro Químico atua em institutos de pesquisas e em órgãos governamentais e laboratórios. Nesses campos, o Engenheiro Químico pode atuar nas áreas de Automação, Consultoria, Docência e treinamento, Engenharia de processos, Engenharia de produto e qualidade, Engenharia de segurança, Gestão de projeto, Gestão financeira, gestão tecnológica e Vendas e mercado. Como pesquisador, desenvolve novas técnicas e métodos de análise e otimização de processos produtivos.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado 

O Estágio Supervisionado define-se como a atividade complementar e obrigatória de aprendizagem social, profissional e cultural que proporcionará ao estudante uma oportunidade de participar em situações reais de vida e trabalho junto à comunidade geral ou a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da UNICAP. O Estágio Supervisionado obedecerá às Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação e demais legislações em vigor.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens mais acessadas

Entidades e Instituições Parceiras

Entidades e Instituições Parceiras